Mercado imobiliário na Flórida superaquecido após pandemia

Sabemos o quanto a pandemia impactou na economia dos países, mas agora com a retomada da atividade de diversos setores, é perceptível o efeito de aceleração em alguns deles. É o caso do mercado imobiliário da Flórida, que apresentou grande aquecimento

Para iniciar essa conversa, é necessário considerar a taxa de crescimento populacional, que é normalmente o principal motor de crescimento econômico de uma região, alimentando tanto o aumento de emprego quanto da renda da população.

A Flórida é atualmente o terceiro Estado mais populoso dos Estados Unidos, com sua população apresentando forte crescimento principalmente nos últimos anos. Entre 2021 e 2025, o crescimento dessa população está previsto para uma média de 1,36%, oriunda da migração líquida, ou seja, do processo de imigração e emigração da própria população local.

De 2013 a 2019, a taxa da população da Flórida que tinha sua casa própria estava abaixo da média estabelecida. Durante 2020, com incentivos econômicos do governo diante da pandemia, e das baixas taxas de juros para financiamento, a situação começa a se inverter e mais pessoas começam a investir na sua casa própria.

Mais imóveis em construção

A demanda por imóveis em Orlando cresceu novamente absurdamente, esgotando o estoque de imóveis em menos de 1 mês de casas nas faixas de preços mais populares da região. (ou seja, uma casa com preço popular na Flórida é vendida em menos de 30 dias)

Essa realidade é refletida principalmente no crescimento de alvarás de construção de casas no Estado. Para se ter uma noção do cenário, esse índice registrou crescimento consecutivo nos anos de 2012 e 2013, porém em 2014 começou a haver uma desaceleração da construção de imóveis.

Nos quatros anos seguintes, o índice anual volta a estar bem acima dos períodos comparativos dos anos anteriores, chegando a dois dígitos em cada ano: 20,3% em 2015; 11,1% em 2016; 13,5% em 2017; e 13,8% em 2018. Em 2019, a atividade volta a desacelerar temporariamente até ser incentivada novamente em 2020, desempenhando 15,4% de crescimento em relação ao ano anterior.

Todas as métricas apontam para um mercado imobiliário doméstico que passou de um período de recuperação para um período de superaquecimento. O volume de venda de casas em cada um dos anos entre 2014 e 2020 excedeu o pico de 2005. A consequência disso é a diminuição do inventário de imóveis, por exemplo em Orlando, o ORRA registrou 7.837 casas disponíveis para venda em outubro de 2019, já no mesmo mês de 2021, o número se reduziu a apenas 3.406, uma diminuição significativa de 43,4%.

O caminho é semelhante para o preço de venda, a valorização dos preços das residências na Flórida acompanha os ganhos nacionais nos últimos seis anos, incluindo recordes no preço médio. Após picos em junho de 2006 e junho de 2018, em outubro de 2021, o preço médio das residências no estado chegou a U$358.950. Em Orlando, houve grande valorização também, em outubro de 2019, a média do preço dos imóveis era U$284,412, já em outubro de 2021, o preço ficou em U$383,834.

Para os vendedores, é um bom problema. Mas, para os compradores, existe competição. Quem deseja vender o seu imóvel em Orlando fica diante de uma ótima oportunidade.

Rapidez nas vendas

Outro incentivador para esse grande giro do mercado imobiliário é a existência do MLS (Multiple Listing System), um sistema integrado no qual todas os imóveis à venda na Flórida ficam disponíveis aos corretores licenciados, a associação de corretores americana, e ainda integra as Câmaras de Comércio de Orlando, da Flórida e dos Estados Unidos.

Porém, apenas o benefício de ter um mercado com a liquidez em alta não garante o sucesso da venda do seu imóvel, é preciso ter experiência e entender todo o processo de negociação.

Nosso objetivo é assessorar nosso  cliente durante todo o processo da venda, trabalhar a venda do seu imóvel com profissionalismo, ética e responsabilidade, esclarecendo dúvidas, fornecendo aconselhamento imobiliário, auxiliando em todas as etapas da venda, defendendo seus interesses em todos os sentidos.  

Gostaria de vender a sua casa? Fale comigo, será um prazer ajudar!