Como é o Inverno na Flórida?

Aqui na Flórida, assim como o outono, o inverno é atípico comparado com as outras partes dos Estados Unidos. Não é à toa que é nacionalmente conhecido como o “Estado Ensolarado” (Sunshine State).

No Sul do país, o inverno é um pouco diferente, com um clima mais tropical por receber correntes de ar do mar do Caribe, e por isso a Flórida acaba não passando por um inverno tão rigoroso, quanto na parte Norte. Podemos comparar a temperatura do inverno da Flórida com a do inverno do Brasil. Por isso, o estado atrai tantos brasileiros.

O início do inverno na Flórida?

O inverno na Flórida começa no mês de dezembro, nesse ano, mais precisamente no dia 15 de dezembro, porém antes disso há todo o processo de outono que é a estação que prepara todos para a chegada do frio, marcada por bastante vento. Outubro e novembro o vento começa a esfriar um pouco, mesmo não sendo inverno ainda.

Normalmente, os meses considerados mais frios são entre dezembro e janeiro, que é a época que costuma chover e ventar mais, (janeiro é marcado por ventos bem fortes); fevereiro ainda é permanece ventando um pouco gelado, porém é o mês que irá marcar a transição para a primavera e normalizar o calor pelo estado todo.

Temperaturas no inverno na Flórida?

Em grande parte da Flórida, o clima é subtropical, com invernos amenos, mas sujeitos a pequenos períodos de frio. No extremo sul do Estado, onde Miami está localizada, o clima é tropical já que a temperatura média no alto inverno em janeiro atinge 20ºC.

Em geral, a temperatura gira em torno de 10º C a 21º C mais para o Sul da Flórida, enquanto que para o norte variam para a temperatura mínima de 3º C até 12º C mais, o que dependendo do ano não é tão comum.

O inverno costuma ser bem mais seco, comparado ao verão, primavera e outono que são estações predominantemente úmidas. Na região norte do Estado, por exemplo, existe em média de 8 a 9 dias de chuva durante todo o inverno, enquanto na região centro-sul, uma média de 6 a 7 dias.

Essas chuvas ocorrem devido a sistemas frontais, formados pelo choque de massas de ar, e às vezes podem ser acompanhados por vento ou temperaturas mais baixas.

Os raros períodos de maior frio podem ocorrer entre o final de novembro, quando o inverno ainda se aproxima, e meados de março.

Na parte norte da Flórida, a neve é rara, mas às vezes pode ocorrer. Na parte central do Estado, onde fica Orlando, é muito raro que haja neve, enquanto no sul, que inclui Miami, praticamente nunca neva. Nas noites de inverno, nevoeiro acaba se formando na maior parte da região norte do estado.

Na Flórida Neva?

Ruas cheias de neve, muito frio, carros com correntes nos pneus, bonecos de neve em frente as casas, rios congelados… Bom, na Flórida não é assim e você dificilmente se deparará com alguma dessas situações, embora faça um pouco de frio no inverno.

A Flórida por estar localizada bem ao Sul do país não sofre o mesmo inverno rigoroso como no Norte, onde as temperaturas despencam, sempre neva, passam por tempestades de gelo e as pessoas chegam a ficar presas em casa por causa do frio.

Portanto, se você busca um inverno rigoroso e muita neve, não será no estado da Flórida que você encontrará. Já que o máximo que pode acontecer, mais ao norte do estado, são pequenos flocos que caem do céu, mas que já chegam ao solo em forma de chuva, o que ainda é raro. Para se ter uma ideia, o último registro de neve na parte sul da Flórida foi em janeiro de 1977.

Mas ainda assim você sentirá friozinho durante o inverno por aqui, porém se assemelha muito ao frio que temos no Brasil nos meses de junho e julho, que é um friozinho que faz a gente até gostar de sentir, após as altas temperaturas do verão. Assim, os termômetros não baixam tanto em cidades famosas como Miami e Orlando.

Atividades da Flórida no inverno?

Os moradores já acostumados às altas temperaturas normalmente frequentam as praias só para passear e relaxar. Mas você encontra muitos viajantes como os canadenses e os americanos dos estados do Norte que acham a água gelada o máximo e invadem nossa praia!

Esses viajantes costumam ser os chamados snowbirds, que são os aposentados do norte do país que optam por temperaturas mais agradáveis, como as da Flórida, e fogem do frio rigoroso do norte dos EUA.

Além do clima atrativo para os que fogem do frio rigoroso, a Flórida durante a temporada de inverno está repleta de eventos e atrações imperdíveis, principalmente com a chegada das festas de final de ano.

Enquanto a brisa agradável e as palmeiras oscilantes podem não ser a ideia de todo mundo para um Natal típico, os moradores da Flórida descobriram maneiras únicas de celebrar a estação. Durante o mês de dezembro, o Sunshine State abriga eventos sazonais divertidos, como visitas do Papai Noel, esculturas de gelo, desfiles de Natal e decorações lindas.

A cidade de Saint Augustine celebra as Noites de Luzes (Nights of Lights) desde meados de novembro até o início de fevereiro. As origens do festival remontam à tradição espanhola de colocar uma vela branca no peitoril da janela de uma casa durante a temporada de férias. A cidade transforma o distrito histórico do centro da cidade, decorando cada prédio, árvore e toldo com mais de 3 milhões de luzes brancas da baía até a praça da cidade.

Em Tampa há também o desfile de barcos iluminados chamado Riverwalk Lighted e o famoso Holiday Lights in the Gardens, que é um jardim botânico com decorações natalinas, luzes e entretenimento divertido.

Em Orlando as opções são ainda maiores, já que o que não faltam são atrações e parques temáticos. Para os amantes da Disney, vale conferir os espetaculares fogos de artifício Jingle Bell, Jingle BAM que acontece no Hollywood Studios, os desfiles Mickey’s Very Merry Christmas Party que acontecem no Magic Kingdom e as cantatas de Natal chamadas Candlelight Processional que acontecem no Epcot.

Você também pode curtir os lindos desfiles da Universal Studios featuring Macy’s, que como parte da programação de Natal, a Universal e a Macy’s realizam um desfile lindo pelo parque, que conta personagens como Minions e Shrek.

Para as crianças vale muito a pena conferir também o Christmas Bricktacular na Legoland, onde há vários eventos natalinos a partir do final de novembro. Coisas simples, mas que as crianças amam, como tirar foto com um Papai Noel de lego em tamanho real ou procurar o Papai Noel em uma espécie de caça ao tesouro.

Já em Miami, a magia do Natal está no Santa’s Enchanted Forest (Floresta Encantada do Papai Noel), que é um parque temático da temporada de festas, que começa no início de novembro até o início de janeiro e que já é uma tradição no sul da Flórida há mais de 30 anos. Toda a família apreciará o show de luzes, o karaokê de Natal, as exibições natalinas e a árvore de Natal mais alta do sul da Flórida. Há também shows de mágica, apresentações de motocross freestyle, um circo, passeios de trilhos e montanha russas para crianças pequenas e grandes, shows de animais e desfiles.

Não deixe de aproveitar a autenticidade e a beleza do inverno da Flórida, com sua temperatura agradável, suas atrações incríveis e seus dias ensolarados.


Invista com segurança, invista na Flórida!

Entre em contato comigo, será um prazer te ajudar:

  • Gelsey Rhormens
  • Realtor Licensed – Orlando FL
  • InvestPlus Realty LLC
  • Mobile: (+1) 407-953-6643  (WhatsApp)
  • Link direto para WhatsApp: clique aqui
  • E-mail.: [email protected]
  • Siga-me no Instagram: @gelseyrealtor